Dúvidas Frequentes

 – O que é Whey Protein?

É a proteína do soro do leite, obtida durante o processo de fabricação do queijo. É indicado tanto para atletas de alto nível quanto para praticantes de atividade física e pessoas que buscam melhorar sua saúde e, consequentemente, sua estética corporal. Possui uma combinação de aminoácidos que favorecem o crescimento e a tonificação muscular. Solúvel, de fácil digestão e  alto valor biológico ele é rapidamente absorvido pelo organismo, não perdendo suas propriedades nutritivas durante o processo de digestão, o que ocorre na alimentação. Não contém gorduras nem lactose, ideal para quem quer um corpo saudável e definido ou para alérgicos à lactose. Tem ação antioxidante e auxilia na recuperação pós-treino. Whey Protein Isolado é aquele livre de gorduras, carboidratos e lactose. Indicado para pessoas em dietas restritivas e/ou alérgicas a lactose. Whey Protein Concentrado possui baixa quantidade de gorduras e carboidratos. Indicado para complementar uma refeiição ou para ser consumido antes e/ou após o treino.

-O que é Colágeno?

É uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. O colágeno ou gelatina, como conhecemos, é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano e representa mais de 30% de sua proteína total, sendo obtidos industrialmente principalmente através dos bovinos e caninos. No corpo humano, o colágeno desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos. Com o passar do tempo, o corpo pode sofrer algumas privações desta substância, principalmente na alimentação atual, muitas vezes carente de vitaminas e proteínas. A falta de colágeno vai se tornar mais visível e notável quando o homem entra na fase da maturidade, fase em que há uma possibilidade maior dele sofrer fraturas com frequência. Também é nessa etapa da vida que começam a aparecer as rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes. A deficiência de colágeno no organismo denomina-se colagenoses, acarretando alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.  O colágeno hidrolisado é o colágeno que passou por processo de hidrólise (hidros=água + lise=quebra) ou seja a grande cadeia proteica se quebra em um ponto, agregando uma molécula de água em sua estrutura. Portanto, a suplementação de colágeno é muito bem-vinda, tanto para praticantes de atividades físicas como para os sedentários.

-O que são os Repositores Energéticos?

São suplementos que contém, geralmente, carboidratos e vitaminas, utilizados para repor o glicogênio no músculo após uma sessão de treinamento. Os ingrediente variam de acordo com o fabricante.

- Como ganhar massa muscular?

É preciso ter uma ingestão adequada de calorias e um bom programa de treinamento. As calorias são necessárias para abastecer nosso corpo, tanto para fornecer energia necessária para executar exercícios como para a construção de tecidos. O “segredo” está na ingestão das calorias corretas, ou seja, na qualidade, não na quantidade.

 Os carboidratos são macrunutrientes encontrados nos pães, macarrões, arroz e até mesmo em algumas frutas e vegetais. Eles são os responsáveis pelo fornecimento de energia. Os alimentos integrais contém carboidratos de lenta absorção, chamados complexos ou de baixo índice glicêmico, ou seja, após sua ingestão, o corpo leva um tempo maior para quebrar os nutrientes e transformá-los em energia. Dessa forma, a energia será fornecida gradativamente, te dando um tempo para gastá-la antes que se armazene em forma de gordura. Os carbidratos simples são de alto índice glicemico(pães brancos, arroz branco, macarrão comum, etc.). São de rápida absorção e seu consumo em excesso é o grande responsável pelo sobrepeso, pois é rapidamente transformado em energia e se essa energia não é consumida, é transformada em gordura como um “estoque” para ser gasto. Alguns suplementos são tipos de carboidratos, como a maltodextrina, a dextrose e waxy maize. Alguns hipercalóricos (massa) contém carboidratos.

As proteínas são macronutrientes encontrados em nas carnes, ovos, queijos, leites, iogurtes e alguns vegetais. São responsáveis pela construção e reconstrução de tecidos, como os músculos. Ou seja, para o ganho de massa muscular, é extremamente importante o consumo de proteínas suficientes para suprir seu gasto durante os treinos. Quando nos exercitamos, nossos músculos sofrem pequenas lesões, eles se desgastam, por isso devemos ingerir proteínas suficientes para que esses tecidos sejam reconstruídos, fortalecidos e aumentados. Quando a ingestão de proteínas não e suficiente, não nos recuperamos completamente entre um treino e outro, causando cansaço e diminuição da massa muscular. Isso também acontece quando não temos gordura ou carboidratos suficientes para se transformar em energia, pois o corpo procurará o próximo macronutriente disponível, a proteína. O suplemento principal de proteína é o whey protein, cuja proteína provém do soro do leite. Hipercalóricos e hiperprotéicos também possuem proteína em sua fórmula. Também existem suplementos de proteína cuja fonte é da carne bovina ou da soja.

Alguns tipos de suplementos de proteína:

Soja: alternativa natural e saudável de se obter proteína não-animal em sua dieta. Ela é uma proteína completa, de alta qualidade e digestibilidade. Normalmente, possui um teor de gordura muito baixo, assim como de colesterol e lactose. A proteína da soja tem efeitos antioxidantes, manutenção do sistema imunológico, controle do colesterol e estimula a produção natural do hormônio feminino progesterona, por isso é indicada, geralmente, para mulheres.

Barras de proteína: são úteis para complementar a alimentação diária, principalmente dos indivíduos que não disponibilizam de todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do seu organismo nas refeições diárias. Elas oferecem uma maneira conveniente de aumentar a sua ingestão diária de proteína e desfrutar dos benefícios da redução da fome, perda de gordura, e uma melhor saúde que vêm com uma dieta rica em proteínas.

Caseína: é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco. Essas proteínas se encontram com frequência no leite de mamíferos, sendo cerca de 80% da proteína encontrada no leite da vaca. Devido a sua estrutura grande e complexa, a caseína tem um tempo de absorção muito maior que o do whey protein, por isso seu uso é indicado quando houver um grande período em jejum.  Um estudo foi realizado dando apenas whey protein para um grupo de pessoas  em jejum e somente caseína para outro, também em jejum. Foi comprovado que o whey protein aumentou os níveis de aminoácidos no sangue rapidamente mas logo decaíram, enquanto que com a caseína, apesar de o aumento não ter sido tão brusco, se manteve estável por mais tempo. Também foi observado que com o grupo do whey protein houve um considerável aumento na síntese de proteínas, enquanto que com o grupo da caseína houve uma considerável diminuição da quebra de proteína, ou seja, ele possui propriedades anti-catabólicas.

Albumina: é uma proteína presente no plasma sanguíneo produzida pelo fígado depois de metabolizar alimentos ricos em proteína como carne, leite ou ovos. Ela pode ser utilizada como suplemento alimentar a fim de produzir mais músculos. A albumina em forma de suplemento tem sua origem da clara do ovo e serve para regularizar a pressão osmótica do sangue, transportar hormônios,  controlar o pH sanguíneo e ajuda a ganhar massa muscular.

Gorduras, apesar de consideradas vilãs de qualquer dieta, são macronutrientes necessários para nossa saúde. A gordura boa é a insaturada, encontrada em alguns peixes, certos cortes de carne vermelha e de porco e nas carnes brancas das aves, como o peito. A gordura é responsável pela produção dos hormônios, por isso o excesso ou a falta dela desencadeia um desequilíbrio hormonal, nos causando muitos problemas de saúde. Ela também é essencial para a absorção de algumas vitaminas, imprescindíveis para que nosso sistema imunológico funcione corretamente. Os suplementos de gorduras insaturadas são os ômegas (3, 6, 9), que também são indispensáveis para quem precisa emagrecer.

Vitaminas e minerais são micronutrientes encontrados nas carnes, ovos, frutas e vegetais. São importantíssimos para o correto funcionamento de nosso sistema imunológico, equilíbrio hormonal e absorção de nutrientes. A falta de alguma vitamina ou mineral pode nos causar doenças e problemas como queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, falta energia, transtornos na pele e nos olhos e até mesmo depressão. O excesso delas também pode causar problemas, porém é extremamente difícil ingerirmos uma quantidade tão grande de vitaminas e minerais para que isso aconteça. Existem suplementos de vitaminas e minerais específicos (Vitamina A, D, C, ferro, zinco, magnésio, etc.) e também os complexos vitamínicos que contém todos em quantidades balanceadas, para complementar sua alimentação.

NÃO SE ESQUEÇA DE BEBER ÁGUA ao longo do dia e principalmente durante as atividades físicas! O baixo consumo de água pode causar desidratação e a não absorção de todos esses nutrientes.

O que é Creatina e para que ela serve?

Creatina é um aminoácido encontrado, principalmente, na carne vermelha. Nós a produzimos naturalmente, em pequena quantidade e é responsável pela hidratação muscular. Se nossos músculos não estão hidratados o suficiente, eles não absorvem os nutrientes necessários para sua recuperação e crescimento. Os suplementos de creatina são indicados para quem quer aumentar sua massa muscular mas também pode ser utilizado por que apenas quer tonificar seus músculos e até mesmo para quem quer emagrecer. Estudos realizados em grandes universidades das Américas e da Europa comprovam que ela traz inúmeros benefícios até mesmo para pacientes com doenças renais.

O que é Glutamina e para que ela serve?

Ela também é um aminoácido que produzimos naturalmente. Ela aumenta nosso sistema imunológico, evitando que fiquemos doentes, por exemplo. Também é importante para evitar o catabolismo (perda de massa muscular). Atletas e praticantes de atividades físicas devem manter a glutamina como suplemento base. Sem ela podemos não nos recuperar completamente dos exercícios, causando uma queda imunológica e abrindo caminho para doenças. Também causar uma perda indesejada da massa muscular.

O que são os BCAA's e para que servem?

BCAA é a sigla em inglês para Aminoácidos Essenciais de Cadeia Ramificada (Branched Chain Amino Acids). São compostos por três aminoácidos: leucina, isoleucina e valina, sendo encontrados principalmente em proteína animal. São chamados essenciais porque o organismo não pode produzi-los, por isso precisam ser adquiridos através da alimentação e/ou suplementação. São responsáveis por até 16% do fornecimento de energia para os músculos. Enquanto os demais aminoácidos são metabolizados no fígado, os BCAA's são oxidados nos músculos periféricos.  Também são responsáveis pela recuperação muscular e prevenção do catabolismo (perda de massa muscular). São muito importantes para acelerar a recuperação pós-treino.

O que são os suplementos chamados de “Pré-Treino” e para que servem?

Geralmente contém em sua fórmula creatina, arginina (aminoácido, também conhecido como óxido nítrico ou NO, responsável por dar aquele “pump”, energia para os treinos. Dilata as veias, aumentando o fluxo sanguíneo para acelerar o transporte e absorção dos nutrientes) beta alanina (aminoácido não-essencial que aumenta os níveis de carnosina muscular. Essa é responsável pelo equilíbrio do pH muscular) e cafeína (fornece energia). Os pré-treinos são indicados para quem possui uma rotina de treinos mais rigorosa e que necessita de mais energia e foco para treinar. Os ingredientes (e suas quantidades) de um pré-treino variam de cordo com o fabricante.

O que são os Hipercalóricos e qual sua função?

São suplementos compostos, geralmente, de carboidratos, proteínas, aminoácidos, gorduras, vitaminas e minerais, variando de acordo com o fabricante. São indicados para quem tem dificuldade de ganhar massa muscular e até pode ser utilizado como uma refeição, ideal para quem não consegue suprir sua necessidade calórica.

O que é ZMA e qual sua função?

É uma fórmula composta por Zinco, Magnésio e Vitamina B6 em concentrações específicas e em formas especiais que ajudam a aumentar naturalmente os níveis de testosterona e a força em atletas, homens e mulheres. A falta de magnésio é uma das carências nutricionais mais comuns entre adultos saudáveis, especialmente mulheres e idosos. Isso é ainda mais comum entre os atletas que praticam musculação devido à grande perda desse nutriente durante os treinos com pesos. As reservas de zinco e vitamina B6 também são consumidas durante os exercícios intensos. Em um estudo com 160 atletas, 23% dos homens e 43% das mulheres tiveram níveis significativamente baixos de zinco. A boa notícia é que o ZMA pode agir contra essas deficiências e trazer benefícios reais em termos de performance e de saúde.

-Como emagrecer?

O “segredo” não está na velocidade em que se emagrece e sim na qualidade do processo de emagrecimento. O básico a saber é que você deve consumir menos calorias do que você gasta. Por exemplo, se o seu gasto calórico diário é de 4.000 calorias, você deve consumir menos de 4.000 calorias por dia. Se consumir mais que 4.000 irá engordar e se consumir exatas 4.000 calorias irá manter seu peso. Para determinar quantas calorias você gasta por dia é preciso fazer uma avaliação física e levá-la a um nutricionista para que, baseado nos seus resultados, programe uma dieta específica para você.
Existem suplementos alimentares que, associados a uma dieta balanceada e um programa de treinamento correto, aceleram o processo de emagrecimento sem comprometer sua saúde.

O que são os Termogênicos e como auxiliam no emagrecimento?

São suplementos geralmente à base de cafeína, guaraná e outras substâncias termogênicas, que fornecem uma energia extra e te dão aquele “pique” para treinar com mais força de vontade. Eles aceleram nosso metabolismo, utilizando a gordura estocada em nosso corpo para fornecer energia e eliminar essa gordura, ou seja, ele converte esses nutrientes estocados em nosso corpo em energia, fazendo-nos emagrecer. Eles também nos dão mais ânimo tanto para treinar quanto para realizar nossas atividades diárias. Os ingredientes variam de acordo com os modelos de produtos e fabricantes, procure um adequado às suas necessidades.

O que é Óleo de Cártamo e como ele pode me ajudar a emagrecer?

É um anti-oxidante natural proveniente de uma planta e possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade. Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura. Ele inibe a enzima LPL- Lípase Lipoproteica, que transporta a gordura da corrente sanguínea para as células adiposas, células essas que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Dessa forma, o óleo de cártamo obriga o corpo a gastar essa gordura para que não seja armazenada e também utiliza a gordura já estocada, diminuindo a quantidade de gordura corporal.

O que é L-Carnitina e para que serve?

É um nutriente que possui uma variedade de benefícios para o corpo. Ajuda o corpo a produzir mais energia, colabora para a perda de peso, aumenta as defesas imunológicas, atua no desenvolvimento das faculdades mentais, e ainda abaixa os níveis de colesterol e triglicerídeos. Os vegetarianos geralmente não consomem esta substância em sua dieta. Por isso, eles precisam de maiores quantidades da L-Carnitina do que aqueles que consomem proteína animal. A deficiência em L-Carnitina leva a hepatite, ao aumento da gordura muscular e afeta os sintomas neurológicos. Segundo a Dra. Mary Eades, a forma mais clara de ver a Carnitina agindo no seu corpo é através da queima de gordura, gerando energia necessária para o funcionamento dos músculos e do coração. A gordura queimada pelo organismo deve ir para a mitocôndria, onde ocorrem as atividades químicas dentro das células. A Carnitina carrega estas moléculas de gordura até a mitocôndria para serem queimadas lá. Sem Carnitina suficiente, as moléculas de gordura não entram na mitocôndria e acabam retornando para o sangue, causando aumento do número de triglicerídeos. Ela também promove o aumento do HDL, que é o colesterol bom que limpas as artérias, evitando a hipertensão arterial.

Qual é a função do Chá Verde?

É um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento. Durante séculos, o chá verde chinês tem sido considerado uma bebida saudável. Depois da água, é a bebida não alcoólica mais consumida no mundo. Alguns estudos demonstram que alguns polifenóis presentes no chá verde apresentam eficiência contra diabetes mellitus, cardiopatias, infecções virais, inflamações, e até em doenças degenerativas, como o câncer e o envelhecimento. Também funciona como termogênico e como antioxidante.

O que é Cafeína?

É um composto químico encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão ou na forma de cápsulas em suplementos alimentares. Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos. Sua rápida ação estimulante faz dela poderoso antídoto à depressão respiratória em consequência de intoxicação por drogas como morfina e barbitúricos. Por esse motivo é muito utilizada por praticantes de atividades físicas. A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10 gramas.  Por esse motivo, é recomentado a consulta com nutricionista ou médico endocrinologista antes do consumo de suplementos a base de cafeína.

Sobre a loja

A Brazil Nutrition nasceu de uma idealização do seu proprietário Paulo Consolmagno que é formado em Educação Física e tinha dificuldade para encontrar os melhores suplementos alimentares para suas alunas, que como você, buscam sempre o melhor resultado e os melhores produtos. Hoje temos uma equipe multidisciplinar com profissionais de educação física, nutricionistas e médicos que nos auxiliam a indicar e a fornecer o que a de melhor no mercado de suplementos alimentares.

Pague com
  • Bcash
Selos
  • Site Seguro

Paulo Consolmagno e Cia Ltda - ME - CNPJ: 05.756.356/0001-73 © Todos os direitos reservados. 2017